The adventure is out there!, frase preferida da personagem principal da animação Up! A aventura está lá fora! |
Acordei no sábado com espírito aventureiro e, sem planejar absolutamente nada, marido e eu decidimos sair de casa e passar o final de semana fora. Decidimos tudo em cinco segundos e não pensamos muito para não desistirmos por preguiça. Jogamos algumas roupas na mala, abastecemos o carro e fomos em direção à serra, onde o frio nos esperava. O vento acabou nos levando para Santo Antônio do Pinhal, uma cidadezinha próxima a São José dos Campos e nossa velha conhecida.
Primeiro paramos na estação de trem de Santo Antônio para tomarmos um café e sentir um pouco a brisa fria do comecinho da tarde de sábado. Seguimos viagem com o intuito de acharmos uma pousadinha - barata - para passarmos a noite. A palavra de ordem era "budget" (orçamento) pois, como não tínhamos planejado nada, não queríamos (nem podíamos) esbanjar dinheiro.
Pousada Villa Campestre, Santo Antônio do Pinhal, SP. Imagem Dulci Dantas |
Dirigimos até o centro de Santo Antônio do Pinhal, que está em pleno Festival do Pinhão nesses meses de Maio e Junho, em busca de pousadas simples, mas estavam todas lotadas. Então nos aventuramos por estradas de terra em busca de algo mais afastado do centro. Na quarta tentativa - a primeira era cara, a segunda estava lotada e a terceira estava lotada e era cara - encontramos a Pousada Villa Campestre.
Afastada aproximadamente 4km do centro da cidade de Santo Antonio do Pinhal, o silêncio para dormir e relaxar é garantido. Imagem Dulci Dantas |
A pousada tem um terreno enorme e conta com chalés e apartamentos. Tivemos a maior sorte porque havia um apartamento vago, e o preço pela pernoite era camarada e com café da manhã incluído.
Muito verde, sol e uma brisa fria, o cenário perfeito para acordar os sentidos. Imagem Dulci Dantas |
A pousada tinha vários cantinhos gostosos para pegar sol, sentar e ler um livro ou caminhar. Tinha até piscina, mas o frio não animou para um mergulho.
Várias opções de hospedagem a sua escolha: Chalés simples, sofisticados ou apartamentos com preço convidativo. Imagem Dulci Dantas. |
O nosso quarto era pequeno mas tinha uma antesala muito charmosa com lareira e duas poltronas. Nos chalés o banho é a gás, mas nos apartamentos o banho é elétrico - esse foi o único ponto que não gostei, porque sou muito friorenta e gosto de banho bem quente. Mas, por uma noite aventureira, achei que estava tudo excelente.
No domingo pela manhã acordamos cedo e fomos tomar café, que estava delicioso. Ambiente agradável com um café da manhã super charmoso e saboroso com direito a pão de queijo quentinho, queijo fresco, sucos, pães, bolos e um café com leite perfeito.
As vezes, quando a vida entra em uma rotina muito justa ou o estresse do dia-a-dia pega a gente de jeito, o melhor a fazer é quebrar o movimento fazendo algo inusitado, inesperado e diferente. Pode ser uma viagem mochileira ou qualquer outra atividade, desde que seja nova, diferente e que desafie nossos sentidos. Isso nos faz sentir verdadeiramente vivos e mais no controle de nossas vidas e nossas vontades.
Vale a pena se lançar em uma aventura não planejada de vez em quando. Acordar com vontade de viajar, jogar a mochila nas costas e sair por aí. Não precisa ir longe, não precisa planejar com meses de antecedência nem custar uma fortuna. Basta não se aferrar às expectativas e estar aberto ao novo e ao inesperado.