Imagem Dulci Dantas |
Dream catcher ou Apanhador de Sonhos. Um objeto místico, produzindo por aborígenes, capaz de prender em sua teia os maus espíritos que provocam sonhos ruins, e dissipá-los com as primeiras luzes do amanhecer.
O Canadá é um país de forte cultura indígena e, por isso, o dream catcher está em toda parte. Há dois tipos de lojas de souvenirs por onde andei, durante minha viagem a Montreal e Québec: Uma de lembrancinhas com as bandeiras, canecas e camisetas com estampas de alces, ursos e lobos, e um outro tipo de loja, com foco na cultura tradicional aborígene canadense. Nestas últimas, você encontra gravuras e arte Inui (cultura local), vestimentas com padronagens típicas das tribos, e todo o tipo de apanhador de sonhos que desejar, nos mais variados tamanhos e cores.
Até pensei em comprar um para mim, mas meu ímpeto consumidor estava realmente em baixa nesta viagem. Além disso, eram todos muito rústicos, o que não curto muito. Há um tempo atrás escrevi aqui no blog sobre dream catchers modernos (Clique aqui para ver o post anterior). Acredito mais em você mesmo produzir o seu, com elementos sagrados e místicos pessoais, do que comprar um pronto na lojinha de souvenir. Mas isso vai de cada um, certo?